terça-feira, 24 de julho de 2012

Não fique de fora, seja do Doador

Esta manhã cumpri uma missão que já à muito batalhava na minha cabeça: Contactar o Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa. Isto porque me sentia de alguma forma "desprezada" depois de me ter tornado a 12 de Março do ano passado, Dadora de Medula Óssea e nunca ter recebido qualquer feedback a respeito. Caramba fiz algo de importante, que é solicitado na tv pública e nos jornais, nas redes sociais e e-mail's de familiares desesperados, e será que não mereço uma pequena atenção!?

Escrevi então um e-mail que contava a minha história:
"
Bom dia

No dia 12 de Março de 2011, numa recolha para Dadores de Medula Óssea que foi feita em Sesimbra, eu fiz a minha doação.
Era um sonho antigo. Poder ajudar quem precise nesta área oncológica onde cada um de nós pode fazer algo por outro ser humano, algo grandioso.
Nesse mesmo dia, havia em Lisboa, a que ficou mais tarde famosa, mega manifestação dos indignados, dos desempregados, dos empregados precários, dos pais agoniados com a situação dos filhos, mas eu não fui a essa manifestação, também tão importante para mim, com a qual me identificava bastante!
Fiz uma escolha! Escolhi não ir a Lisboa à manifestação e ir a Sesimbra à recolha de sangue para dadora de Medula Óssea.

Será possível ter passado este tempo todo e eu não ter recebido qualquer feedback?
As pessoas que doam o seu sangue não recebem qualquer registo?
Fiquei sem saber se era saudável para ser doadora! Fiquei sem saber se posso ser chamada a qualquer momento, como me comprometi, para ajudar alguém!

Não há a possibilidade de me ser enviado um feedback dessa recolha??

"


Acho que fui um pouco agressiva nas palavras talvez, mas isto que escrevi no e-mail expressa na integra o que eu sinto desde Março do ano passado.

Espantei-me quando recebi um feedback super rápido que dizia que sim, que confirmava que eu era orgulhosamente uma Dadora de Medula Óssea com o registo número PS269845, e que se quisesse iria receber um cartão que confirmasse isso mesmo, acompanhado de sinceras desculpas por parecer que os Dadores são abandonados pelo CEDACE - Registo Português de Dadores de Medula Óssea. 
Referiram que "Nós gostaríamos muito de dar mais atenção aos nossos dadores e enquanto nos foi possível enviámos as boas-festas. Mas neste momento já são mais de 300000 mil dadores e com as restrições económicas estatais passou a ser impossível para nós fazermos isso, mesmo com o apoio de empresas públicas. Pode ser que no futuro isto seja alterado. Estamos a trabalhar para isso."

Caramba fiquei chocada! Eu sou designer, parece-me relativamente simples enviar mais que não seja um e-mail de registo, uma mensagem de feliz Natal ou Aniversário (já que ficaram até com o número de cuecas que eu uso) para quem fez a grandeza de doar o seu sangue para um dia poder salvar uma vida!

Enviei este mesmo feedback e quem sabe eu, designer, não faça desta tarefa uma concretização e com isso subir mais 1 ou 2 pontos na minha fatia da Contribuição!
Quem sabe não farei mais uma doação...






p.s. Doador e Dador são sinónimos :)




Sem comentários:

Enviar um comentário